Mozambique Mission

Missions of Pemba & Metoro of the Configuration of Jesus Crucified, Calvary Province, Brazil

The members of CALV Provincial Council attended. The Mass was presided over by Mgr. Ernesto Maguengue, Bishop of Pemba.

Following is the report of the event in Portuguese Language.

“NA CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DE PRESENÇA PASSIONISTA NO BRASIL10 ANOS DE PRESENÇA MISSIONÁRIA EM MOÇAMBIQUE – ÁFRICA

No contexto das comemorações pelo Centenário da presença Passionista no Brasil realizou- se, na Missão Nossa Senhora dos Pobres, a celebração pelos 10 anos de Presença Missionária Passionista em Moçambique, uma vez que a Missão nasceu do trabalho e esforço dos missionários do Brasil.

 

 

Sending the first Lay Mozambican Missionaries to Kenya

No Domingo, dia 13 de Março de 2011, foi celebrada a eucaristia presidida por Dom Ernesto Maguengue, Bispo de Pemba, e concelebrada por Pe. Augusto José Canali, Superior Provincial, Pe. Amilton Manoel da Silva, Pe. Norberto Brocardo, Conselheiros Provinciais, Pe. Fernando Domingos Costa, Superior da Missão, Pe. Ricardo Monsemvula, Pe. Everaldo Galheira, Pe. Edilberto Lins, religiosos da Missão, e dos Pe. José Alexandre e Luís Figueiredo, da Sociedade Missionária Boa Nova e Pe. Remígio Pataque, da Diocese de Pemba.
A celebração eucarística contou com a presença do Ir. José Milton Ferreira da Silva e dos 15 seminaristas passionistas residentes no país, de irmãs de oito Congregações que atuam na Diocese, grande representação dos líderes pastorais, representantes dos trabalhadores dos diversos setores da missão, como Escolinha Girassol, Escola Primária e Secundária de Metoro, Centro de Encontro Memória para jovens, Centro de Formação Pastoral Regional de Metoro, autoridades administrativas do Distrito e grande parcela do povo de Deus.
Em suas palavras, Dom Ernesto manifestou gratidão pela presença e atuação dos Passionistas na Diocese lembrando, inclusive, dos que já seguiram para outros trabalhos, como o Pe. Gilberto dos Santos, o Pe. Gesner José Coube, o Pe. Mário Porfírio Ferreira e o Pe. Luiz Fernando Lisboa. Destacou ainda o testemunho de missionariedade, de dedicação ao serviço em favor da defesa da vida e por tornar o Carisma e Espiritualidade Passionista tão fecundos nestas terras que, inclusive, tem suscitado nos jovens o desejo de seguir o mesmo caminho. E, por fim, fez um apelo para que os passionistas estendam ainda mais a sua presença missionária na Diocese.

 

div.figure-r {
float: right;
width: 330px;
}
div.figure-r p {
text-align: center;
font-style: italic;
font-size: smaller;
text-indent: 0;
}
img.scaled {
width: 100%;
} div.figure-l {
float: left;
width: 330;
}
div.figure-l p {
text-align: center;
font-style: italic;
font-size: smaller;
text-indent: 0;
}
img.scaled {
width: 100%;
}

 

Group picture following
the Solemn Eucharistic celebration
where they commemorated
the first 10 years of Passionist presence in Mozambique

Toda celebração foi um grande agradecimento e louvor a Deus. Ao final da celebração o Pe. Amilton falou sobre alguns pontos marcantes da Congregação Passionista e da vida do seu fundador e, em seguida, apresentou a Relíquia de São Paulo da Cruz, com a qual Dom Ernesto pediu a interseção para toda a assembleia litúrgica na bênção final.
Após a missa houve um momento de confraternização no Centro de Encontro Memória com o almoço, seguido de apresentações teatrais preparadas pelos seminaristas Passionistas e aspirantes de outras congregações.
Em meio a todo o entusiasmo vivido e sentido, Pe. Fernando e Pe. Augusto destacaram a importância da Missão em Moçambique para a Província do Calvário e para a Congregação, reafirmaram o compromisso de continuar a missão e agradeceram a presença, o apoio, a solidariedade e a oração de tantos irmãos e irmãs que, durante estes dez anos, fortaleceram a todos os que ali trabalharam e trabalham.
De tudo fica a certeza de que celebrar os 10 anos de presença e missão em Moçambique, principalmente a partir do entusiasmo, dedicação e determinação dos religiosos que ali trabalharam e trabalham, consolida e encoraja todos à missionariedade.”

admin